Características do Arcadismo
Tendo em vista essa série de influências um tanto quanto decisivas para o movimento em referência, cabe afirmar que o Iluminismo tinha por finalidade formar uma sociedade mais igualitária e esclarecida, principalmente no tocante à racionalidade. Podemos então dizer que o Arcadismo (que também é conhecido como Neoclassicismo), foi como uma retomada aos valores clássicos, baseados, principalmente, nas ideias aristotélicas.
Ela esteve intimamente relacionada a alguns aspectos voltados para os postulados classicistas, sobretudo manifestados por alguns clichês, denominados máximas latinas. Assim, destacamos:
- Inutilia truncat (cortar o inútil) – Essa tomada de posição retratava uma verdadeira repulsa aos excessos preconizados pela arte barroca. Dessa forma, os representantes árcades optavam pela simplicidade, pela ordem direta da linguagem e pela clareza.
- Carpe diem (aproveitar o dia) – Com as instabilidades do mundo material, e partindo do pressuposto relacionado às qualidades da vida, o ideal era aproveitar os prazeres proporcionados por esta, antes que passassem.
- Fugere urbem (fugir da cidade) – Tendo em vista as ideias preconizadas por Rousseau, somadas ao crescimento desordenado das cidades, desencadeou-se o bucolismo – manifestado por uma evocação nostálgica do campo e da natureza. Dessa forma, o anunciador (emissor) integra-se à vida campesina, ao renunciar os valores citadinos (da cidade,urbana).
- Locus amoenus (lugar ameno) – Segundo a visão dos representantes árcades, a natureza era vista como um lugar ameno, agradável, que lhes proporcionava equilíbrio e paz interior.
- Aurea mediocritas (equilíbrio do ouro) – Partindo do pressuposto de que a simplicidade se revelava como elemento preponderante, o luxo e a ostentação eram vistos como algo inconcebível. Nesse sentido, os representantes árcades pregavam o ideal de uma vida simples, permeada pelo equilíbrio, isto é, sem miséria nem riqueza, contando apenas com o essencial, que pudesse lhe proporcionar tempo para a virtude e a arte.
- Racionalismo – Em virtude de a arte ser dada como a imitação do real, toda criação da qual ela se originasse deveria ser filtrada tão somente pela razão. Nesse sentido, o artista deveria recorrer a emoções genéricas, e não àquelas oriundas de paixões criativas – fruto da inspiração pura e simples do enunciador.
- Exaltação da natureza – Mostrando-se totalmente opostos à realidade permeada nos grandes centros urbanos, os representantes árcades iam ao encontro da natureza, uma vez que essa lhes proporcionava calmaria, e subsídios suficientes para a purificação da alma.
- Preocupação como o homem natural – Consoante às ideias do filósofo Rousseau, o homem primitivo, uma vez mantendo estreita relação com a natureza, ainda não havia sido corrompido pelos padrões sociais, pressuposto esse preconizado pela teoria do “O bom Selvagem”, autoria do próprio Rousseau.
- Imitação dos antigos – A arte greco-romana, considerada modelo de perfeição, equilíbrio, beleza e simplicidade, exerceu forte influência aos moldes neoclassicistas no que se refere à temática, às regras de composição e ao predomínio de figuras mitológicas.
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