Autores do Arcadismo: Tomás António Gonzaga



Tomás Antônio Gonzaga,  cujo nome arcádico era Dirceu, foi um poeta e juiz português e também um dos mais importantes autores do arcadismo. Nasceu em 11 de agosto de 1744 em Miragaia, Porto, Portugal.
Perdeu a mãe quando ainda era bebê, por isso veio para o Brasil com o pai em 1751. Em 1761 volta a Portugal para cursar direito na Universidade de Coimbra.
Retorna ao Brasil em 1782, época em que conhece Maria Joaquina Doroteia de Seixas Brandão, mulher que vai se tornar musa inspiradora de sua obra mais importante.
Durante a inconfidência mineira, foi delatado e preso como conspirador, sendo exilado em Moçambique, lugar onde passa o resto de sua vida até morrer em 1810.
As características literárias de Tomás
  As liras escritas por Tomás Antônio de Gonzaga apresentam as características típicas do arcadismo,  como o tema pastoril e  bucólico, porém na segunda parte de Marília de Dirceu são apresentadas algumas características incomuns ao arcadismo, como confissões de sentimento pessoal  e ênfase emotiva.
A sua principal obra, Marília de Dirceu, é dividida em duas partes, uma antes e a outra depois da prisão de Tomás. As diferenças entre as duas metades é bem clara, pois, antes do cárcere a obra fala do início de uma relação amorosa onde o amante valoriza o tempo presente e busca a simplicidade da vida na natureza. Já na segunda parte, há um tom trágico, com o eu lírico cantando sobre a injustiça, o infortúnio e o destino. São compostas em redondilha menor ou decassílabos quebrados.

          Marília de Dirceu

PARTE I
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’ expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças à minha Estrela!
Graças, Marília bela,
Fontes: https://www.ebiografia.com/tomas_antonio_gonzaga/
https://www.todamateria.com.br/tomas-antonio-gonzaga/
http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/tom.sant.niogonzaga.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_Ant%C3%B4nio_Gonzaga

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas